quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Aulas 30 e 31 - Pitágoras

Pitágoras nasceu em Samos, uma das ilhas do Dodecaneso na Grécia e provavelmente recebeu instrução matemática e filosófica de Tales e de seus discípulos. Após viver algum tempo entre jônicos, viajou pelo Egito e Babilônia - possivelmente indo até a Índia. Durante suas peregrinações, ele absorveu não só informações matemáticas e astronômicas como também muitas idéias religiosas. Quando voltou ao mundo grego, Pitágoras estabeleceu-se em Crotona, na Magna Grécia (na costa sudoeste da atual Itália), onde fundou a Escola Pitagórica dedicada a estudos religiosos, científicos e filosóficos. À Pitágoras são atribuídas várias descobertas sobre as propriedades dos números inteiros, a construção de figuras geométricas e a demonstração do teorema que leva seu nome (cujo enunciado já era conhecido pelos babilônios). Os próprios termos Filosofia (amor a sabedoria) e Matemática (o que é aprendido) seriam criações de Pitágoras para descrever suas atividades intelectuais.

Os membros da Escola Pitagórica recebiam uma educação formal, onde constavam quatro disciplinas: Geometria, Aritmética, Astronomia e Música, que constituíram as artes liberais e cujo conteúdo tornou-se conhecido na Idade Média como o Quadrivum, que era considerado a bagagem cultural necessária de uma pessoa bem educada. Os pitagóricos elevaram a matemática à categoria das ciências liberais, isto é, tornaram-na independente das necessidades práticas e a transformaram em uma atividade puramente intelectual.

Na filosofia pitagórica afirmava-se que Tudo é número, ou seja, na concepção cosmogônica dos primeiros pitagóricos, a extensão era descontínua, constituída de unidades indivisíveis separadas por um intervalo. Esta idéia provinha do estudo dos números naturais, quando aplicada aos objetos geométricos requeria que todas as medidas pudessem ser expressas na forma de razão de inteiros, isto é, pudessem ser mensuradas, tendo por base um segmento fixado como unitário. Mas eles notaram que a diagonal de um quadrado cujos lados medem uma unidade é igual a e que este número é incomensurável (hoje chamamos de números irracionais esses números). Esta descoberta foi recebida com grande consternação pelos pitagóricos, pois em certo sentido contrariava as crenças da escola e seria uma imperfeição da divindade.

No estudo de sons musicais em cordas esticadas (com a mesma tensão relativa), descobriram as regras que relacionavam a altura da nota emitida com o comprimento da corda, concluindo que as relações que produziam sons harmoniosos seguiam a proporção dos números inteiros simples do tipo , etc.. Assim, Pitágoras concluiu que havia uma música que representava as relações numéricas da natureza e que constituía sua harmonia interior.

Entre as descobertas sobre a matemática atribuídas aos pitagóricos podemos citar:

a classificação dos números em: primos e compostos, pares e ímpares, amigos, perfeitos e figurados;
o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum;
que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois ângulos retos;
se um polígono tem n lados, então a soma dos ângulos internos do polígono é igual a (2n - 4) ângulos retos;

Também desenvolveram métodos geométricos para demonstrar diversas identidades algébricas e estudaram os sólidos regulares: tetraedro, o cubo e o dodecaedro.

O símbolo que representava os pitagóricos era o pentagrama ou pentágono estrelado, isto devido às propriedades desta figura, pois ao desenharmos um pentágono regular e traçarmos as suas diagonais, veremos que elas se cruzam e formam um novo pentágono interior ao anterior. A interseção de duas diagonais divide a diagonal de uma forma especial chamada pelos gregos de divisão em média e extrema razão e que conhecemos também como secção áurea.

1 - Sobre a história de Pitágoras. Qual a importancia dele no estudo da Geometria?
2- qual a relaçao dos teoremas pitagoricos com a musica ?
3 - Explique o que significa Quadrivum.
4 - qual a relaçao dos métodos pitagóricos e os ângulos internos de um polígono?
5 - o que vc entendeu sobre concepção cosmogônica ?

8 comentários:

Unknown disse...

Alunos:Érika Soares Victo
Maria Edenise
Alana Kelly Cardoso
Géssica Kelly
João Bruno
Maria liviane
Maria Emiliana
Sayonara Sobreira

nº5,26,2,6,14,30,28,36
Escola Polivalente


Respostas

1ºFoi importante,pois descobriu as propriedades de números inteiros a construção de figuras geométricas e a demonstração do teorema de pitágoras.Os termos Filosofia,Matemática,foram criações de pitágoras.Os pitágoricos elevaram a matemática a categoria das ciências liberais.


2ºPitágoras concluiu que havia uma música que representava as relações numéricas da natureza e que constituía sua harmonia interior.

3ºQuadrivun era considerado a bagagem cultural necessária de uma pessoa bem educada.

4ºa classificação dos números em:primos e compostos,pares e ímpares, amigos, perfeitos e fugurados;
o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum;que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois ângulos retos;
se um polígono tem x lados, então as somas dos ângulos internos do polígonos é igual a (2n-4) ângulos retos.

5ºNa concepção cosmogônicas dos primeiro pitagóricos,a extensão era descontínua,constituída de unidades indivisíveis separadas por um intervalo.

Unknown disse...

escola polivalente 1A
walisson 17
leonardo 22
wesley 40
john anderson 15
josé anderson ausente 16


capitulo 30 e 31

respostas

1=Que pitágoras criou uma escola pitagorica.Que pitágoras criou uma irmandade que tinha seus cerimoniais secretos,mais o objetivo principal era o estudo da filosofia,da matematica e das ciencias ligadas a natureza.A valorização da matematica se deu aos pitagoricos.Eles simbolizavam a matematica como amor a sabedoria.Alem disso,descobriram os números que tem a soma dos seus divisores proprios iguais, e os chamaram de numeros amigaveis.Os seus estudos sobre numero,apontaram tambem para a descoberta dos numeros perfeitos,deficietes e abundantes.

2=No estudo de sons musicais esticadas(com a mesma tensao relativa),descobriram as regras que relacionavam a altura da nota emitida com o comprimento da corda concluindo que as relaçoes que produziam sons harmoniosos seguiam a proporçao dos numeros inteiros simples do tipo,etc...Assim,pitaguras concluiu que havia uma musica que representava as relaçoes numericas da natureza e que construia sua harmonia interior.

3=na escola pitagorica existiam quatro disciplinas:geometria,aritimetica, astronomia e musica que era conhecido como quadrivum,que era considerado a bagagem cultural nesesaria de uma pessoa bem educada.os pitagoricos elevaram a matematica a categoria das ciencias liberais .

4= se um poligono tem n lados, entao a soma dos angulos internos do poligono è igual a (2n-4) angulos retos;
tambem desenvolveram metodos geometricos para demonstrar diversas identidades algebricas e estudaram os solidos regulares:tetraedro,cubo e dodecaedro.



5=na filosofia pitagorica afirmava-se que tudo e numero,ou seja,na concepçao cosmogomica dos primeiros pitagoricos,a extensao descomtinua,constituida de unidades indivisiveis separadas por um intervalo.esta ideia provinha do estudo dos numeros naturais ,quando aplicada aos objetos geometricos requeria que todas as medidas pudessem ser expressas na forma de razao de inteiros.

Unknown disse...

POLIVALENTE 1ºD

Equipe:
Jailson Santana nº18
jessica Silva nº21
Kleber Brito nº25
Marcia Michelly nº28
Maria Wilianne nº30
Nayara Ferreira nº32
Roberta Ferreira nº36

1º questão:A importância de Pitágoras no estudo da geometria foi seus estudos realizados com os triângulos retângulos o Teorema de Pitágoras.

2º questão:Porque pitágoras observou os sons musicais em cordas esticadas e conclui que a representação dos sons harmoniosos tinha relação com a proporção dos números inteiros simples e representava relação com os números da natureza

3º questão:Quadrivum:era os conteúdos estudados pelos os disipulos de pitágoras onde eles adquiriam educação e cultura.

4º questão:O número de ângulos internos vai depender do numero de lados de um polígono

5º questão:os filósofos acreditavam que tudo era número e eram impossíveis de medir,pois era constituido de duas unidades indivisíveis e separadas por um intervalo.

Jocenildo disse...

1º D
Alunos:
Jocenildo da silva nº:23
Samuel de lima nº:37
Emanuel gonçalves nº:11
Suyara freire nº:38
Maria maysa nº:29
Palloma janinie nº:14

respostas:

1-A importância da pitagoras são atribuídas sobre a propriedade dos números inteiros de figuras geométricas e a demonstração do teorema que leva seu nome (cujo anunciado já era conhecido pelos babilônicos.)

2-A relação é que:No estudo dos sons musicais em cordas esticadas, descobriram as regras que relacionavam a altura a altura na nota emitida com o comprimento da corda, concluindo que as relações que produziam sons harmoniosos seguiam a proporção dos números inteiros simples etc. E assim pitagoras concluiu que havia uma musica que representava as relações numéricas da natureza que e constituía sua harmonia interior

3-Quadrivum era um conteúdo onde os membros da escola pitagorica recebiam uma educação formal, onde constava um quadro disciplinas: Geometria, aritmética, astronomia e música; e era considerado a bagagem cultural necessária de uma pessoa bem educada.

4-A classificação dos números é compostas,pares e ímpares, amigos, perfeitos e figurados o máximo divisor comum que a soma dos ângulos internos é igual a dois ângulos retos;
Se o polígono tem n lados então a soma dos ângulos internos é igual a (2n-4)ângulos retos;

5-Foi uma descoberta da filosofia pitagorica que afirmava que todo número, a extensão era descontínua constituída de unidades indivisíveis separados por intervalos. Era a partir do estudo dos números quando aplicada ao objetos geométricas requeria que todas as medidas pudessem ser expressas na forma de razão de inteiros, isto é , pudessem ser mensuradas, tendo por base um segmento fixado como unitário.

Unknown disse...

Polivalente 1"D"

Equipe:

Amanda N°02
Ana Jussara N°04
Dayse N°10
Jessica N°20
Raiane N°34
Neusa(Ausente)N°33
Wermeson N°40

Resposta

1)Foram atribuídas várias descobertas sobre o desenvolvimento de figuras geométricas e o desenvolvimento de métodos geométricos que foram criados para mostrar várias identidades algébricas.


2)Ele observou que a música era um tipo de relação entre a natureza e os pitágoras, e vinha de uma harmonia do interior.


3)Pessoas bem educadas com uma relação cultural de boa qualidade e percepção intelectual para descrever as atividades.

4)Que os ângulos inteiros iram precisar de um número de lados de um polígono.

5)Eles acreditavam que todos os números eram impossíveis de se medir e as suas unidades eram indivisíveis e separadas por um único intervalo.

Unknown disse...

Polivalente 1"D"

Equipe:

Amanda N°02
Ana Jussara N°04
Dayse N°10
Jessica N°20
Raiane N°34
Neusa(Ausente)N°33
Wermeson N°40

Resposta

1)Foram atribuídas várias descobertas sobre o desenvolvimento de figuras geométricas e o desenvolvimento de métodos geométricos que foram criados para mostrar várias identidades algébricas.


2)Ele observou que a música era um tipo de relação entre a natureza e os pitágoras, e vinha de uma harmonia do interior.


3)Pessoas bem educadas com uma relação cultural de boa qualidade e percepção intelectual para descrever as atividades.

4)Que os ângulos inteiros iram precisar de um número de lados de um polígono.

5)Eles acreditavam que todos os números eram impossíveis de se medir e as suas unidades eram indivisíveis e separadas por um único intervalo.

amanda disse...

escola polivalente
nome:eduarda liborio nº20 serie 1ºB

nome:amanda érika nº6

nome:cicera geanen nº13


respostas


1º)ele fez o teorema de pitágoras esse teorema confirmou que a soma dos catetos ao quadrado e igual a hipotenusa ou seja:
a = hipotenusa
b = cateto1
c = cateto 2
isso vale para triângulo retângulo.


2º)A matemática e as descobertas musicais de pintágoras foi uma forma de influenciar o desenvolvimento da musica atraves da idade media.


3º)os membros da escola pitagorica recebiam uma educação formal, onde constavam quadros diciplinaris: geometria, aritmética, astronomia, e musica, que contituiram as artes liberais e cujo conteúdo tornou-se conhecido na idade media como quatrivum ,que era considerado a bobagem cultural necessaria de uma pessoa bem eduacada.



4º)Se um poligono tem n lados ,entao a soma dos angolos internos do poligono e = a (2n-4) angulos retos .


5º)na filosofia pitagorica afirmava-se que tudo é numero, ou seja, na concepçao cosmogonica dos primeiros pitagoricos , a estençao era costituida de unidade idevisiveis separadas por um intervalo.

Anônimo disse...

1ºPitágoras- criou uma escola pitagorica.Também fez uma irmandade que tinha seus cerimoniais secretos,mais o objetivo principal era o estudo da filosofia,da matematica e das ciencias ligadas a natureza.A valorização da Educação se deu aos pitagoricos.

2ºPitágoras-observou os sons musicais em cordas esticadas e conclui que a representação dos sons harmoniosos tinha relação com a proporção dos números inteiros simples e representava relação com os números da natureza.

3ºna escola em que estudava existia quatro disciplinas:geometria,aritimetica, astronomia e musica que era conhecido como quadrivum,que era considerado a bagagem cultural nesesaria de uma pessoa bem educada.os pitagoricos elevaram a matematica a categoria das ciencias liberais.

4ºSe um poligono tem n lados ,entao a soma dos angolos internos do poligono e = a (2n-4) angulos retos.

5ºpitagorica afirmava-se que tudo e numero,ou seja,na concepçao cosmogomica dos primeiros pitagoricos,a extensao descomtinua,constituida de unidades indivisiveis separadas por um intervalo.esta ideia provinha do estudo dos numeros naturais ,quando aplicada aos objetos geometricos requeria que todas as medidas pudessem ser expressas na forma de razao de inteiros.

Pedro Michael e Alex Marcos
Nº40 e 03 sala 1º"B"