segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Relações Angulares no Triângulo - Aula 26 e 27 ap. 02



Geometria e Cultura
Rosa M. Mazo Reis*



Um passeio na história



As primeiras considerações humanas a respeito da Geometria originaram-se da necessidade de "medir a terra". As atividades incluíam observações, comparações e relações entre formas e tamanhos. Quando o homem sai das cavernas e começa a ter que construir sua morada, os conceitos de verticalidade, horizontalidade e paralelismo, entre outros, estão presentes.
As antigas civilizações de beira-rio (Nilo, Tigre, Eufrates, Ganges, Indo) desenvolveram uma habilidade em engenharia na drenagem de pântanos, na irrigação, na defesa contra inundação, na construção de templos e edifícios. Utilizavam uma Geometria prática.
Observamos, também, diversos outros momentos em que a Geometria foi empregada pelos povos considerados primitivos: na construção de objetos de decoração, de utensílios, de enfeites e na criação de desenhos para a pintura corporal. Formas geométricas, com grande riqueza e variedade, aparecem em cerâmicas, cestarias, e pinturas de diversas culturas. Nestas manifestações artísticas já apareciam formas como triângulos, quadrados e círculos, além de outras mais complexas.
Tanto as "tábulas" de argila dos babilônios, quanto os papiros registram atividades do homem no campo da Geometria. Acredita-se datarem do ano 3000 a. C., época dos sumérios, as "tábulas" mais antigas descobertas. E os papiros de 1850 a. C. contêm textos matemáticos com problemas, vinte e seis deles de Geometria.
Isso sem falar na pirâmide de Giseh, que demonstra que os egípcios em 2900 a. C. possuíam conhecimentos geométricos para construí-la. A precisão do alinhamento, da medição e dos ângulos retos é impressionante, qualquer que sejam os critérios aplicados.
Se já se fazia Geometria há tanto tempo, por que só ouvimos falar do conhecimento geométrico a partir dos gregos? Porque coube aos gregos o estabelecimento de um sistema de regras organizado não apenas por procedimentos empíricos.
Depois de mais de um milênio do provável início da Geometria na Grécia, Proclus relata o desenvolvimento desta Geometria grega desde Tales de Mileto. Tales morou no Egito e trouxe a Geometria para a Grécia. Ele aplicou os argumentos dedutivos da Filosofia à Geometria.
Proclus escreveu o Sumário eudemiano. Depois de Tales, ele fala de Pitágoras, que parece ter feito percurso semelhante a Tales, e talvez tenha mesmo sido seu discípulo. Pitágoras, entre outros estudos, enunciou um dos teoremas mais importantes.
"O quadrado sobre a hipotenusa é igual à soma dos quadrados sobre os catetos."
Como dissemos antes, nas pirâmides e em outras construções já se podia observar essa relação, mas foi com os gregos que ela foi formalizada da maneira que é ensinada hoje.
Os babilônios, mais de mil anos antes de Pitágoras, estudaram e descobriram a relação da diagonal de um quadrado com a medida do lado do mesmo. Prova suficiente que conheciam o teorema associado a Pitágoras.
A tábula de argila Plimpton 322 contém colunas de algarismos relacionados com os ternos pitagóricos (o quadrado do maior dos três números é igual à soma dos quadrados dos outros dois).
Os egípcios, já em 2000 a. C., conheciam a relação 42 + 32 = 52, mas não podemos afirmar que demonstrassem a propriedade do ângulo reto da figura envolvida nesta relação.
Os Sulvasutras (500 a. C.) fornecem regras da Matemática hindu a serem seguidas para obedecer a certas proporções em altares. Tais regras são aplicações do teorema de Pitágoras e demonstram um conhecimento do mesmo.
Padrões que apresentam uma simetria rotacional de 90 graus ocorrem freqüentemente na decoração africana, como relata Paulus Gerdes na sua obra, Pitágoras africano.
Hoje, também a cultura influi no fazer Geometria.
Percorrendo a história da Humanidade, temos contato com diferentes culturas. De certa maneira, a agricultura, a pecuária e o artesanato caracterizam esta diversidade cultural. A forma encontra-se presente nas criações do homem para aproveitar ou conviver com as peculiaridades de cada região, e manifesta-se na maneira de trabalhar com a terra, de produzir utensílios e ornamentos. Se entendermos Geometria como estudo da forma, cada região tem um vasto campo a ser estudado. Este estudo resgataria as raízes étnicas e culturais. O aprendiz envolvido neste processo sente-se enraizado e aumenta sua auto-estima.
Esta metodologia, chamada por uns de Modelagem Matemática e por outros de Etnomatemática, permite uma livre interpretação, uma aprendizagem através do erro, uma observação de padrões e posterior generalização e, ainda, um resgate da cultura na qual o aprendiz encontra-se inserido.

1º De acordo com seus conhecimentos o que você entendeu sobre Sumário Eudemiano?

2º Comente sobre a relação que Tales beneficiou no estudo da geometria.

3º Explique o conceiro de Geometria Demonstrativa de acordo com Tales.

4º De acordo com o que foi estudado na aula 26 e 27 diferencie os ângulos correspondentes e ângulos alterno.

5º Quais as condiçoes para que um triângulo seja Equilátero ? e quanto será os valores de seus ângulos ?

7 comentários:

Unknown disse...

Escola Polivalente 1º"D"
NPROCLUomes:
ada silva n°01
ana josianny nº03(ausente)
carla cavalcante nº08
carlene cavalcante nº09
fabiana dias n°12(ausente)
mikaelly alves BUNEK n°31
lucas kauê n°43

RESPOSTA


1°)Proclus escreveu os sumário eudemiano
que surgiu a partir da história da geometria grega sintetizada por Eudemo aproximadamente mil anos depois, o filosofo grego. Proclus resumiu o desenvolvimento da geometria até sua época, compilou os registros possíveis de preservar da matemática grega além de alguns fragmentos existentes de Eudemo

2º)Dentre as principais realizações de Tales em matemática, estão as demonstrações dos teoremas:ânglos opostos pelo vértice são iguais e,também,os ânglos da base de um triângulo esósceles iguis.

3º)a geometria demonstrativa foi iniciada por tales mileto ele conseguiu a altura de edificeis através de sua sombra,foi o primeiro a da uma explicação racional para os terremotos rompendo com as vizões sobrenatural da naturaza


4°)Âguls correspondentes estão do mesmo lado reta transversal. Um deles é interno e o outro externo.
Ângulos alternos estão em lados opostos da reta transversal. Ambos não externos ou ambus não internos.



5°)Um triângulo é considerado equiláteros quando todas as medidas de seus ângulos são iguais exemplo:60° pois a soma dos ângulos internos de um triângulo triangular deve ser igual a 180° e a medida dos ângulos de um triângulo equilátero são iguais então 180° dividido 3 igual 60°

Unknown disse...

ESCOLA POLIVALENTE 1ºd
ANDERSON Nº 05
HALLYSON Nº 16
ERBESSON Nº 24
FLAVIO Nº 13
LARISSA Nº 26
JOSEANE Nº 41

1ª UMA REUNIÃO DE VÁRIOS OBRAS DE TALES DE MILETO, PITÁGORAS E EUCLIDES EM UMA ÚNICA OBRA, O SUMÁRIO EUDEMIANO FOI FEITO E ENTITULADO ASSIM POR PRAPUS(MATEMÁTICO CONTEMPORÂNEO DE EUDEMO DE REDES).

2ª HOJE TALES DE MILETO É LEMBRADO COMO ASTRÔNOMO, MATEMÃTICO E CREDITA-SE A ELE, COMO O PRIMEIRO ORGANIZADOR DA GEOMETRIA DEDUTIVA, COM A DEMONSTRAÇÃO DOS TEOREMAS:
A) OS ÂNGULOS DE BASE DE UM TRIÂNGULO ISÓSCELES SÃO IGUAIS;E

B) ÂNGOLUS OPOSTOS PELOS VERTICOS SÃO IGUAIS.
3ª ELE ACREDITAVA DE DEVIA DAR ÊNFASE EM EXPLICAÇÕES NATURAIS E RACIONAIS BASEADAS NA OBSERVAÇÃO DA VIDA PRÁTICA, EM SUBSTITUIÇÃO AO MITO E EXPLICAÇÕES SOBRENATURAIS. E NA SUA ESCOLA EXISTIA A BUSCA DE OUTRAS QUESTÕES FILOSÓFICAS, EXPLICAÇÕES PARA ORIGEM DO UNIVERSO SEMPRE PROCURANDO EM ELEMENTOS DA NATUREZA, SENDO SEMPRE COMPREENDIDOS COMO DE ORIGEM MATERIAL E FÍSICA.

4ª ÂNGULOS CORRESPONDENTES
DOIS ÂNGULOS SÃO CORRESPONDENTES QUANDO É UM É INTERNO,O OUTRO É EXTERNO E ESTÃO SITUADOS NUM MESMO LADO EM RELAÇÃO À TRANSVERSAL.

A) ALTERNOS INTERNOS.
DOIS ÂNGULOS SÃO ALTERNOS INTERNOS QUANDO SÃO INTERNOS NÃO SÃO ADJACENTES E ESTÃO SITUADAS EM LADOS OPOSTOS DA TRANSVERSAL.

B) ALTERNOS INTERNOS
OIS ÂNGULOS SÃO ALTERNOS EXTERNOS QUANDO SÃO EXTERNOS NÃO SÃO ADJACENTES E ESTÃO SITUADAS EM LADOS OPOSTOS DA TRANSVERSAL.

5ª PARA SER EQUILÁTERO, O TRIÂNGULO DEVE TER TRÊS LADOS IGUAIS. CADA ÂNGULO DEVE TER 60°, JÁ QUE A SOMA DE TODOS OS ÂNGULO INTERNOS DÁ 180° E ELES DEVEM SER CONGRUENTES.

Carlos Brenno disse...

Equipe 1"B" :

Alisson Inácio Batista-04
Carlos Brenno Rodrigues dos Santos-11
Cícero da Costa Fontes Palácio-14
Emanuathla Aron Cordeiro de Sousa-21
Galber Figueiredo Lima-26
Marcos Yuri Coimbra Mesquita-31
Pedro Michael Da Costa Silva-40
Robson Yuri Gonçalves Moura-41

RESPOSTAS
1-*Procus aproveitou fragmentos dos trabalhos de Eudemo, conhecidos em 335 a.C. e, 1.000 anos depois, publicou a obra intulada Sumário Eudemiano.
*Realizações de matemáticos gregos como Tales de Mileto, Pitágoras e Euclides, deve-se ao resumo da obra de Proclus, chamada por ele de Sumário Eudemiano.

2-Ele foi o primeiro organizador da Geometria dedutiva e ele demonstrou os teoremas:os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais; os ângulos opostos pelo vértice também são iguais.

3-Geometria Demonstrativa por Tales de Mileto:A demonstração de que os ângulos da base de dois triângulos isósceles são iguais;
A demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
A demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois retos;
Tales chamou a atenção de seus conterrâneos para o fato de que se duas retas se cortam, então os ângulos opostos pelo vértice são iguais...

4-Duas retas traçadas transversalmente interceptando essas duas paralelas os opostos pelo vértice na mesma, serão iguais aos de cima e são chamados de correspondentes. Alternos são os opostos de um lado da paralela em baixo, e outro o lado da paralela em cima, também são iguais.

5-Precisam ter ângulos internos e serem congruente. Os seus valores devem ser todos iguais.

Anônimo disse...

Ribamar,é Alisson do 1ºB-quando vc vai corrigir essas Provas.

Unknown disse...

Escola Polivalente 1º"C"
Alunas: Rita Karoline nº36
Rayana Dedier nº32
Sávilla Karine nº38
Regina Rodrigues nº35
Tereza Beatriz nº40
Mirte nº42 (ausente)

RESPOSTAS:

1º)É uma obra intitulada da historia da geometria grega criada por Eudemo de Rodes e resumida por Proclus.

2º)Tales foi o primeiro organizador da geometria dedutiva, explicando sua descoberta a partir de teoremas que facilitam a nossa vida até hoje.

3º)Dizia ele, que os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais e que os ângulos opostos pelo vértices também são iguais.

4º)Ângulos correspondentes são aqueles em que as paralelas (retas) são iguais e ângulos alternos são aqueles em que as paralelas (retas) são diferentes, ambas opostas pelo vértice.

5º)Seus três lados, tem que ter as mesmas medidas. Cada ângulo com 60°. E a soma dos três ângulos iguais a 180°.

Unknown disse...

Escola Polivalente 1º ano "C"
Nomes: Nilson Júnior n°: 18
Josué Brito n°: 10
Rebeca n°: 34
Maria Laura n°: 25
Raquel n°: 31
Herlison n°: 12


1) A importância do trabalho de Proclus (ou Proclo) é o fato de que , atualmente, podemos conhecer as realizações de matemáticos ou filósofos Euclides, Pitágoras e Tales de Mileto.

2) Ele foi o primeiro organizador da geometria dedutiva, com a demonstração dos teoremas: os ângulos da base de um triângulo isósceles são iguais ; e ângulos opostos pelos vértices são iguais.

3)A geometria demonstrativa iniciou-se com Tales de Mileto, um dos sete sábios da Grécia.Ele aprendeu geometria durante um bom tempo que passou Grécia.

4)Correspondente:Trace duas retas paralelas , e uma transversal interceptando essas duas paralelas , os opostos pelo vertice em uma paralela serão iguais aos de cima.
Alternos:são os opostos um de um lado da paralela em baixo , e o outro do outro lado da paralela em cima , também são iguais.

5)Ter os três lados iguais. Cada um vai medir 60° graus.

Anônimo disse...

1º De acordo com seus conhecimentos o que você entendeu sobre Sumário Eudemiano?

2º Comente sobre a relação que Tales beneficiou no estudo da geometria.

3º Explique o conceiro de Geometria Demonstrativa de acordo com Tales.

4º De acordo com o que foi estudado na aula 26 e 27 diferencie os ângulos correspondentes e ângulos alterno.

5º Quais as condiçoes para que um triângulo seja Equilátero ? e quanto será os valores de seus ângulos ?

Respotas

1º-Procus aproveitou fragmentos dos trabalhos de Eudemo, conhecidos em 335 a.C. e, 1.000 anos depois, publicou a obra intulada Sumário Eudemiano.
*Realizações de matemáticos gregos como Tales de Mileto, Pitágoras e Euclides, deve-se ao resumo da obra de Proclus, chamada por ele de Sumário Eudemiano.

2º-Ele foi o primeiro organizador da geometria dedutiva, explicando sua descoberta a partir de teoremas que facilitam a nossa vida até hoje.

3º-A geometria demonstrativa foi iniciada por tales mileto ele conseguiu a altura de edificeis através de sua sombra,foi o primeiro a da uma explicação racional para os terremotos rompendo com as vizões sobrenatural da naturaza.

4º-Duas retas traçadas transversalmente interceptando essas duas paralelas os opostos pelo vértice na mesma, serão iguais aos de cima e são chamados de correspondentes. Alternos são os opostos de um lado da paralela em baixo, e outro o lado da paralela em cima, também são iguais.

5º-Precisam ter ângulos internos e serem congruente. Os seus valores devem ser todos iguais.

Alex Marcos
Nº03
Sala-1º "B"